sábado, 26 de abril de 2008

A pílula contra a barriga

A medida da circunferência abdominal deve ser feita entre o final d osso do quadril e o final da costela. Em uma linha que a gente traça, a gente vai bem na metade e sempre depois da expiração.
Não é uma questão de vaidade - barriga grande demais é sinal de doença. Estudos mais recentes recomendam uma barriga de no máximo 80 centímetros para as mulheres e 90 para os homens.
Gordura abdominal pode causar doenças cardíacas, diabetes e problemas de colesterol e pressão alta.
Se você é da turma dos homens que têm mais de 90 centímetros de barriga, preste atenção, porque há duas novidades: uma que pode ser boa e uma ruim, pavorosa. A ruim é que já há uma pesquisa provando que barriga grande demais pode causar impotência.
“Isso é uma certeza. Na intimidade ele sabe que a barriga está atrapalhando seu desempenho sexual”, afirma Helder Machado, urologista da UERJ.
A barriga aumenta de duas a três vezes a chance de impotência. Essa foi uma das conclusões de um congresso de urologistas em Milão, na Itália, no mês passado.
“A barriga grande vai levar a uma obstrução arterial e uma diminuição dos níveis de testosterona circulante, vai diminuir o hormônio sexual do homem. Eu acho que a partir de agora, todo mundo que tem aquela barriguinha acentuada, que toma aquele seu choppinho, vai pensar antes. Isso vai prejudicar a minha função sexual - e vai mesmo”, explica o urologista.
Já falamos da notícia ruim, vamos agora à novidade boa e que interessa também às mulheres. É que a ciência acredita finalmente ter encontrado uma pílula contra a barriga. Só que não é para todos e já está causando polêmica.
O rimonabanto, ou a "pílula antibarriga" foi proibido nos Estados Unidos por aumentar os riscos de depressão e ansiedade. Mas está liberado na Europa desde 2006 e começa a ser vendido no Brasil esta semana.
“O rimonabanto é um medicamento que age tanto a nível do cérebro, diminuindo o apetite diretamente por uma ação no centro da fome, mas também age no que a gente chama de periferia, no tecido adiposo, tecido gorduroso, principalmente esse tecido localizado na região abdominal”,
É a primeira pílula que ao mesmo tempo pode atacar a obesidade, melhorar o HDL, o colesterol bom, e diminuir as chances de diabetes. Quem pode e quem não pode tomar esse medicamento? “Quem deve usar esse medicamento é o paciente que tenha indicação, paciente com obesidade ou sobrepeso que tenha doenças associadas ao sobrepeso. Pessoas que tenham excesso de peso sem nenhuma doença associada, geralmente o indivíduo pode não ter efeito nenhum. Vai perder tempo, dinheiro e pode ter efeitos colaterais. Então, a gente não recomenda o uso para fins estéticos e em pequenos excessos de peso”, explica Luciana Bahia, endocrinologista – UERJ.
Uma coisa é certa: seja pela saúde ou simplesmente pela estética, não há como perder a barriga sem seguir a fórmula dieta saudável e exercícios físicos. Mas atenção: não é qualquer exercício.
“Abdominais não vão reduzir nem uma grama da sua gordura do abdômen”, afirma o urologista.
Para queimar gordura, inclusive a da barriguinha, só com exercícios aeróbicos. “Pedalar, nadar, correr, caminhar”, indica o urologista.

LINK:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1678846-4005,00.html

Um comentário:

Carolina disse...

O rimonabanto age bloqueando os receptores endocanabinóides no cérebro e em órgãos como tecido adiposo, fígado, tubo digestivo e músculos. O fármaco modera o apetite, a compulsão alimentar e age também age no metabolismo da glicose e dos lipídios, preferencialmente na gordura da região abdominal que é a mais prejudicial para a saúde.